Identificação do ph de compostos através de indicadores
1. Introdução:
Em um laboratório de análises, algo importante é saber identificar se um composto é ácido, básico ou neutro, portanto, de acordo com o comportamento dos indicadores em certos compostos podemos identificar e classificar compostos de acordo com a sua natureza: ácido, básico ou neutro. Além disso, as soluções ácidas apresentam diferentes níveis de acidez, assim como as soluções básicas apresentam diferentes níveis de alcalinidade. A experiência de identificação de compostos através de indicadores foi desenvolvida com o intuito de confirmar se um composto é ácido, básico (alcalino) ou neutro, de acordo com a coloração apresentada após a reação. Os indicadores foram fenolftaleína, azul de metileno, alaranjado de metila, cromato de potássio e vermelho de bromofenol, e as amostras foram o vinagre, veja, AGI PRO, saponáceo cremoso e detergente.
A escala de pH varia de 0 a 14. Se considerarmos o pH 7, que é neutro, podemos dizer que compostos que indicam o ph acima de 7 são compostos alcalinos ou básicos, e se um composto apresentar o pH menor que 7, podemos dizer que este composto é um ácido.Quanto menor for o pH de um ácido, mais ácido ele será, isto é, quanto mais perto do zero da escala de pH, mais ácido ele vai ser. Quanto maior for o pH de um composto, mais básico ele será, isto é, quanto mais perto do quatorze da escala de pH, mais básico ou alcalino ele será.
2. Objetivo:
O objetivo era fazer uma análise qualitativa do composto e classificá-los como ácido, básico ou neutro de acordo com a coloração apresentada após as reações e verificar resultados com o papel de tornassol azul e vermelho.
Medir o pH dos compostos com o papel indicador e novamente classificar os compostos de acordo com a análise quantitativa.
3. Material:
Vidrarias: Erlenmeyer, pipeta graduada e pêra
Reagentes: Fenolftaleina, Azul de metileno, alaranjado de metila, cromato de potássio e vermelho de bromofenol.