Quimica Gera 1
Componentes:
Diego
Dinomaxsuel
Jucélio
Juliana Mayara
Professor(a):
Rosangela Maria
Curso: Engenharia Civil e Química
Coronel Fabriciano – MG
Março/2015
Introdução
Substâncias com semelhança de comportamento químico são agrupadas em funções. No estudo da Química Inorgânica, as substâncias podem pertencer às funções: ácido, base (hidróxido), sal e óxido. Falaremos um pouco neste relatório sobre as funções ácido e base.
1. Ácidos Ácidos são compostos que possuem como íon positivo (cátion) o H+, proveniente de sua ionização em água. Podemos classificar os ácidos em hidrácidos e oxiácidos, dependendo da presença ou não de oxigênio na molécula.
Hidrácidos: HCl, HCN, H2S.
Oxiácidos: HNO3, H2SO4, H3PO4.
No laboratório é possível identificar uma substância ácida através dos procedimentos: a – Em função do seu pH (potencial hidrogênio iônico), utilizando o pHmetro ou papel indicador universal. Se o pH for inferior a sete, indica substância ácida, se for maior que sete, substância básica. b – Usando certas substâncias orgânicas, chamadas indicadores químicos. Estas, quando adicionadas à solução problema, indicam sua acidez ou basicidade através da mudança de coloração. Os indicadores mais usados são o azul de bromotimol e a fenolftaleína. A nomenclatura dos ácidos depende do seu radical negativo (agrupamento de elementos com o número de oxidação fixo) Os principais radicais estão listados com a nomenclatura para sais, para utilizá-los na nomenclatura dos ácidos, devemos trocar as terminações.
ÁCIDO SAL
...ídrico
(hidrácidos)
...eto
...oso
(oxidácidos)
...ito
...ico
...ato
Ex.: HCN (CN– cianeto) ácido cianídrico HNO3 (NO3 nitrato) ácido nítrico
HClO2 (ClO2 clorito) ácido cloroso
2. Bases
Pertencem à função base ou hidróxido, substâncias que ionizam em presença de água formando o ânion OH-