IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS NO MERCADO DE AÇÕES ATRAVÉS DO USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
FULANO DE TAL
RESUMO
O processo de tomada de decisões nos acompanha diariamente em qualquer atividade que exercida em nosso dia-a-dia, porém ele passa a ter um importante significado quando o futuro de nossas finanças, ou a de terceiros, dependem destas decisões. A Análise Técnica fornece diversas ferramentas que auxiliam neste processo caso a decisão a ser tomada seja a compra ou venda de ações de empresas de capital aberto, e são fornecidas ao investidor na forma de gráficos. Uma ferramenta adicional, que fosse capaz de prever o comportamento destes gráficos, seria de grande ajuda caso mostrasse um nível de acerto grande em relação ao nível de erro. Assim será desenvolvido um protótipo, que fará uso de ferramentas computacionais da área de Inteligência Artificial, e poderá ser utilizado para verificar a viabilidade de desenvolvimento de uma ferramenta com esta função.
Palavras-Chave: Redes Neurais Artificiais. Mercado Financeiro. Inteligência Artificial.
1 INTRODUÇÃO
Para que um mercado possa existir, pessoas precisam estar dispostas a vender e outras pessoas precisam estar dispostas a comprar determinado ativo financeiro. Podemos descrever os compradores e vendedores como otimistas e pessimistas, sendo possível comparar o efeito de suas ideias para o andamento dos negócios que são fechados com o efeito causado na opinião publica de um país pelos simpatizantes da oposição e os simpatizantes do governo, direcionando a politica para um lado ou outro. (SINGER, 2000)
Existem ainda outras duas vertentes que definem estes participantes no que diz respeito a como suas decisões são tomadas. Os Analistas Fundamentalistas se baseiam nos números da empresa que emitiu a ação negociada como sua lucratividade, endividamento, patrimônio, participação no mercado em que atua, enfim valores que podem ser mensurados. Os Analistas Técnicos, por sua vez, não levam a