Identificação de amostras sólidas e identificação de sólidos metálicos por análise qualitativa
Realizamos duas experiências com o objetivo de identificar os sólidos sugeridos, a partir de suas densidades e de reações químicas.
Sabendo que a densidade é o valor da massa dividido pelo volume, medimos em uma balança de precisão a massa de cada um dos materiais, em seguida medimos o volume utilizando o deslocamento que o material proporcionou na água da proveta.
A segunda experiência utilizamos das reações de oxirredução para descobrir a reatividade dos sólidos na presença de um meio ácido/base. Assim, com suas características visuais e térmicas identificamos os sólidos. relatório. 2. Objetivos
3.1 – Experimento 1 - Experiência a partir da densidade :
Objetivo da experiência:
O problema a ser resolvido nesta experiência é o da identificação de amostras sólidas maciças através do cálculo das suas densidades.
Objetivos de ensino:
Determinar a massa de substâncias sólidas utilizando uma balança. Determinar o volume de uma amostra líquida usando uma proveta. Determinar o volume de uma amostra de substância sólida maciça através do volume deslocado de um líquido em uma proveta.
3.2 –Experimento 2 - Experiência a partidas das reações químicas:
Objetivo da experiência:
O problema a ser resolvido nesta experiência é o da identificação de sólidos metálicos através de reações químicas específicas que indicam os tipos de cátions resultantes da reação dos sólidos com ácidos. Objetivos de ensino:
Medir massa e volume de substâncias e/ou suas misturas através do uso de balança e proveta, respectivamente. Observar reações químicas em tubos de ensaio e relatar o observado. Realizar algumas reações químicas que podem ser utilizadas para indicar a presença de certos íons em uma solução aquosa. Expressar reações químicas na forma de equações químicas corretamente balanceadas.
3. Materiais e procedimentos.
4.3 – Experimento 1:
Para realizar a experiência, foi necessário o uso de uma proveta de