relatorio
Análise Química: Uma análise química é um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra ou sobre a amostra.
Existem diversas técnicas de análise química, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental.
Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies.
As análises químicas podem ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.
Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso retirar este sólido do meio aquoso;
Análise qualitativa: essa etapa identifica a composição do material, é preciso instrumentos apropriados para executar este procedimento.
Objetivo:
Identificar e confirmar a presença de cátions do grupo I em uma solução problema.
Fundamentos Teóricos: A prata é um elemento químico puro, metálico, que em seu estado natural apresenta-se como branco e brilhante. Seu símbolo químico, Ag, deriva de Argentum (prata em latim); tem boa condutibilidade elétrica e calorífica. Não oxida com o ar, exceto quando o ar contenha H2S, onde escurece.
O chumbo é mau condutor de eletricidade. Seu símbolo atômico, PB, deriva do latim Plumbum. É um metal de cor branco azulado e brilho metálico, e quando exposto ao ar torna-se cinza, por recobrir-se por uma camada de óxido. Em estado sólido não é tóxico, mas seus vapores possuem grande toxicidade. É dúctil e maleável, tão mole que pode ser riscado com a unha, mas muito denso (d= 11,3g/cm3).
O mercúrio à temperatura ambiente é um metal líquido e prateado. É insolúvel em água e solúvel em HNO3; em temperatura mais elevada libera vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. Congela a 38,8°C e entra em ebulição a