Identificação da vaga e definição do perfil da vaga.
Existe situações onde se faz necessário constatar um novo profissional.
1 – Em função da substituição (em caso de desligamento ou de realocação de um funcionário).
2 – Em função do aumento das atividades (novo serviço ou produto oferecido ou aumento de clientela).
3 – Nova legislação (certificação de qualidade, por exemplo).
4 – Novos equipamentos e/ou sistemas.
5 – Criação de um novo cargo.
Em empresas de grande porte, onde existem várias áreas de atuação, a identificação de uma vaga pode surgir de uma demanda destas áreas. Existe um documento oficial para oficial para facilitar este processo – o formulário de Requisição de Vaga.
Neste formulário é importante constar todos os dados essenciais sobre a vaga e justificativa da solicitação: setor requisitante, código de identificação do cargo (se existir), cargo, faixa salarial e nível (de acordo com o Plano de Cargos e Salários da empresa), benefícios, horário de trabalho, resumo das atribuições.
Definindo o perfil
Após identificação da necessidade de contratação de um novo funcionário, é preciso, agora, determinar as características do candidato desejado.
Isto significa descrever os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que o novo funcionário deverá possuir, além dos valores e emoções pertinentes a este profissional em sua atuação. É preciso enumerar as competências que esse candidato deve possuir.
E o que é ser competente?
Competência pode ser conceituada como o ato de “Saber fazer bem”. Isso significa que, se alguém sabe fazer bem algo, ele é competente.
O conceito parece simples, mas traz dentro dessa simplicidade um universo bem mais complexo. Saber fazer bem significa:
1 – Saber remete á dimensão