História da contabilidade
A História nos remete a momentos onde podemos ver claramente a evolução da contabilidade no mundo. Desde em passagens bíblicas, passando também pelo antigo Egito, onde surgiram os escribas, funcionário de confiança de confiança dos faraós, responsáveis por tratar dos assuntos econômicos do reino.
Historicamente pode-se ver que a Contabilidade precisou de três elementos para chegar onde chegou, sendo eles: número, escrita e a existência de uma moeda. Nesse ponto começou a surgir os algarismos indo-arábicos, que apesar da demora começou a tomar o lugar do sistema de cálculo pelo Ábaco, graças a Gutenberg, mas foi Luca Pacioli o grande pai dos escritores contábeis, foi ele quem mostrou que a contabilidade era uma “via de mão dupla” e que não há débito sem crédito, ambos se equilibram, dando também fama a Escola Italiana de Contabilidade.
A partir daí a Contabilidade evolui muito com as grandes navegações, comércios e riquezas conquistadas, e evolui ainda mais com a tomada da Escola Contábil Norte-Americana, onde se desenvolveu ao ponto de dominar o cenário mundial, inclusive o Brasil, em consequência às práticas de Auditoria exigidas pelas matrizes de empresas que surgiram por aqui na época, consolidada ainda mais com a Lei n° 6.404/76, LEI DAS SOCIEDADES POR AÇÕES, e depois pelas Leis n° 11.638/07 e 11.941/09, ingressando o Brasil de vez na era da Contabilidade