IDENTIDADES SURDAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE GARANHUNS – FACETE E CURSO DE LICENCITURA EM LETRAS
IDENTIDADES SURDAS
AFRÂNIO-PE
2014
EDILEUZA VIEIRA RAMOS
JOSINEIDE LUIZA RODRIGUES
IDENTIDADES SURDAS
AFRÂNIO-PE
2014
IDENTIDADES SURDAS Sabe-se que uma pessoa surda tem uma identidade, não é apenas surda pois antes de tudo é mulher, homem, branco, negro, estudante, profissional, solteiro, casados e tantas outras qualidades que da ênfase a qualificação desse individuo .
Gladis Perlin(2003) afirma que o conceito de ser surdo confirma o surdo, da mesma forma que o conceito de ser negro ou de ser índio. Assim, dentro de posições culturais, a expressão ser surdo assume uma política para a identidade , a diferença e a alteridade . No entanto o fato da pessoa ser surda não quer dizer que é uma pessoa sem identidade, porém é um cidadão que deve está inserido na sociedade gozando dos direitos e deveres, independente de suas limitações e capacidades os mesmos possuem uma identidade própria, cultura e uma língua diferente das demais que habitam o mesmo espaço, então os ouvintes precisam se interagir diante dessa língua e cultura diferente para que possam juntos construir uma comunidade livre de preconceito com relação a esses cidadãos.
Portanto os surdos que vivem dentro de uma comunidade onde só existem ouvinte, de certa forma a identidade muitas vezes ocorre uma fragmentação onde os surdos é rotulados é não são aceitos dentro da sociedade porém os ouvintes acham pela sua crença ser melhor que os surdos.
Diante disso Gladis Perlin destaca-se que para identificar as pessoas surdas pelas suas diferenças, observáveis facilmente. Sendo assim o mesmo destaca alguns tipos de identidades surdas como a identidade política que trata-se de uma identidade marcada pela política surda pertencente á comunidade que apresenta características culturais