Fontes de Energia da Atualidade
FACULDADE DE CIENCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE GEOGRAFIA
ESTÁGIO III
OFICINA
DIEISON MEDEIROS
FELLIPE AUGUSTO
ITUIUTABA (MG)
2013
FONTES DE ENERGIA DA ATUALIDADE
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios o homem vem utilizando diversas fontes de energias para sua sobrevivência, mas nos dias de hoje várias dessas fontes são usadas de forma bem diferente como, por exemplo, o vento que antes era utilizado para levar as caravelas até o local onde os europeus queriam chegar, ganhou uma nova função o de mover os grandes moinhos nas usinas de geração de energia eólica; o Sol também que antes servia apenas para esquentar os homens das cavernas agora através de placas que captam energia solar consegue gerar energia de forma bem eficiente, além de economizar bastante na conta luz.
Com o passar dos anos o homem vem descobrindo novas fontes de energias que se adaptam melhor com o contexto no qual aquela sociedade está inserida, pois não tem como se instalar uma usina hidrelétrica num local que praticamente não existem rios, da mesma maneira que uma usina de energia eólica tem que ser instalada em um local que vente muito.
As fontes de energias são dividas em renováveis e não renováveis dentre as fontes de energia renováveis que o homem mais utiliza hoje nós podemos citar energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, geotérmica, maremotriz, energia das ondas entre outras. Já das fontes de energia não-renováveis podemos destacar o petróleo, gás natural, carvão mineral e combustíveis nucleares.
O petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo. Assim como o carvão esse combustível tem origem fóssil e é considerado um recurso natural não renovável, ou seja, não pode ser reposto pela natureza nem recriado pelo homem. A formação da maioria das bacias petrolíferas conhecidas remonta a um passado geológico não muito distante, entre 135 milhões e 65 milhões de anos atrás, no