Introdução a Contabilidade
A necessidade de conhecimentos contábeis vem se mostrando cada vez mais frequente entre todo mundo, mais pessoas estão aprendendo a lidar com suas finanças, inclusive, virando assunto tratado em algumas escolas. O que é totalmente natural e interessante para um futuro próspero e sem apertos financeiros pessoais.
Muitas pessoas imaginam que a contabilidade se restringe somente a realidade empresarial, o que não é bem assim. Muitos pensam desta forma por já haver certo mito em achar que tudo referente à contabilidade é burocrático, desinteressante e que nada tem a ver com o dia a dia de um cidadão qualquer. O objetivo aqui é desmistificar todas essas visões errôneas sobre o que é contabilidade e sobre a sua importância em nossas vidas.
A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso. Reconhecer que ela tem participação na vida de todos é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.
Quando se faz um planejamento mensal de gastos, balanços das entradas e saídas de dinheiro, entre outras coisas envolvendo a situação financeira pessoal, aplica-se os principais princípios contábeis mesmo sem perceber. Comprar bens, investir em algum negócio, pegar um empréstimo, para isso é fundamental saber se pode fazê-los. Sem certos cuidados fica muito fácil conter dividas, e difícil liquida-las.
Agora será explicado como a contabilidade funciona nas empresas e como pode ser utilizada de uma maneira simples no dia a dia.
Principais conceitos contábeis
Contabilidade é a ciência que estuda a área econômica e administrativa, registra e analisa os fatos financeiros econômicos de uma pessoa jurídica ou física. Seu objetivo é registrar todos os fatos e fornecer informações sobre o patrimônio. Facilitando tomadas de decisões.
Nesse campo a área contábil deve ajudar no planejamento e no controle das atividades, sejam elas