Identidade
Assunto: identidade
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.
Ano : 1 ano
Objetivo: Criar situações contextualizadas que favoreçam a construção da identidade das
Crianças, como parte do processo de formação pessoal e social.
Metodologia 1) Na roda, conversaremos de forma informal conversar sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. Depois com a musica “a pulguinha” fazer o que fala na musica no seu corpo e depois fazer em duplas, onde cada um vai fazer no seu colega o que a musica lhe pede.
2) Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo. Ex. Cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um é único, diferente e especial.Depois sera feito um auto-retrato usando prato descartável, que sera esposta na sala.
3) Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a silhueta dela.
Em papel pardo, onde eles vão completar o seu corpo com olhos, mãos, joelhos etc.
4) Fazer a identidade deles, onde vão fazer seu retrato sua digital e escrever seu nome.-
5) Contação de historia com o