Identidade
Justificativa
A formação da identidade da criança é um processo permeado por perguntas como: "Quem sou eu?"; "Como sou?". As respostas a essas perguntas são essenciais para a construção da personalidade, mas o homem, ao contrário dos animais, é totalmente dependente dos que os cercam e esta dependência não se refere somente ao seu corpo, uma vez que sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas.
Logo cedo, o bebê começa a se perceber como sujeito e obter consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço.
Durante os primeiros anos de vida, a criança percebe que é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria identidade.
O bebê explora o mundo a sua volta, vivencia sensações, percepções, fica fascinado com a experiência de ver sua própria imagem.
Todas essas vivências dão início à autodescoberta, uma exploração que permite à criança descobrir como seu comportamento repercute no ambiente, fator essencial para que ela se perceba como alguém diferente do outro.
A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança. Na creche (a faixa etária até 3 anos) isso é ainda mais importante. (NOVA ESCOLA, 2003).
Objetivo Geral
Possibilitar a construção da identidade dos alunos a partir das suas relações sociais, históricas e culturais, respeitando a particularidade de cada um, através de atividades lúdicas e imaginarias. Construir uma rotina de acordo com o ambiente escolar, considerando as condições de cada aluno. Oportunizar o seu desenvolvimento através da brincadeira, pois a o brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da atenção.
Objetivos específicos (por âmbito de conteúdos) Expressividade e linguagem
Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno;
Estimular a