IDENTIDADE
CURSO DE PSICOLOGIA
CYNTHIA MANENTI
IASMIM COVRE
KARINY CUNHA
LOISE ANGELO DE SOUZA
VANESSA CORREIA GARCIA
IDENTIDADE
CRICIÚMA
2014
CYNTHIA MANENTI
IASMIM COVRE
KARINY CUNHA
LOISE ANGELO DE SOUZA
VANESSA CORREIA GARCIA
IDENTIDADE
Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia Geral no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professor (a): Eliene Benta de Campos Ferreira
CRICIÚMA
2014SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de apresentar conceitos e características da construção da identidade no individuo. Quando ela se inicia na vida do ser humano... CONTINUAR.
CONCEITO IDENTIDADE
O indivíduo socializa-se e constrói a sua identidade por etapas, no decurso de um longo processo que se exprime fortemente do nascimento à adolescência, e prossegue na idade adulta. De uma maneira permanente, a imagem que constrói de si próprio, as suas crenças e representações de si constituem uma estrutura psicológica que lhe permite selecionar as suas ações e as suas relações sociais. A construção identitária e a imagem de si asseguram assim funções essenciais para a vida individual e constituem um dos processos psíquico de maior importância.
No campo da Psicologia, noções como as de self, identidade e subjetividade remetem-nos a modelos teóricos voltados à totalidade da pessoa, e não a comportamentos ou funções mentais isoladas. Pode-se exemplificar que self em psicologia é o mesmo que identidade, pois é a representação a cognitiva e afetiva da identidade do sujeito. É a tomada de consciência de que é uma identidade e autônoma do outro. Já a subjetividade se reorganiza interna e externamente na relação com o outro e com a cultura. O contexto cultural