Adsorção, desidratação e efeitos de ligações de hidrogênio.
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RELATÓRIO DE QUÍMICA:
Adsorção, desidratação e efeitos de ligações de hidrogênio.
TEÓFILO OTONI, MG
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................
2 OBJETIVO......................................................................................................
3 MATERIAIS E MÉTODOS..............................................................................
4 CONCLUSÃO..................................................................................................
1. Introdução
Os experimentos realizados no dia 23 de janeiro de 2013 no laboratório de química da UFVJM no Campus Mucuri atribuiu-se na observação dos processos de adsorção com carbono ativado , de desidratação do açúcar através da adição de acido sulfúrico e os efeitos das ligações de hidrogênio.
Adsorção:
O processo de adsorção é uma operação que consiste na retenção, à superfície de um sólido, de partículas líquidas ou gasosas (fluído), devido a uma atração entre as moléculas da superfície do adsorvente e as do fluído. O grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície - os sólidos porosos como o carvão ativado, que foi utilizado nesta aula, são ótimos adsorventes.
Existem vários tipos de adsorção: física, química e troca iónica. Na adsorção física, as partículas do fluído apenas ficam retidas à superfície de sólido, devido a interações moleculares. Na adsorção química, estabelecem ligações entre átomos ou moléculas da superfície do sólido e átomos ou moléculas do fluído. Por fim, na adsorção de troca iónica, entre o solido A adsorção é muito usada em análise, para separar misturas difíceis de fracionar por destilação, extração ou