identidade
REFLEXÕES
Sheila da Silva Monte (UFRN)1
RESUMO
Este trabalho traz uma discussão acerca da questão do sujeito na pós-modernidade, em que refletimos sobre os estados de tensão e de conflitos do indivíduo em meio à modernidade líquida.
Inicialmente, achamos interessante relembrar, em um breve resumo, como a questão da identidade era vivenciada há mais ou menos dois séculos. Posteriormente, discutiremos as mudanças ocorridas na sociedade e o consequente problema da identidade no novo mundo globalizado.
Palavras-chave: Identidade. Globalização. Pós-modernidade.
ABSTRACT
This paper presents a discussion on the question of the subject in post modernity, in which we reflect on the state of tension and conflicts of the individual through the liquid modernity. Initially, we thought interesting to recall, in a brief summary, as the question of identity was experienced for about two centuries. Later, we discuss the changes in society and the consequent problem of identity in the new globalized world.
Keywords: Identity. Globalization. Postmodernity.
[...] a ‘identidade’ só nos é revelada como algo a ser inventado, e não descoberto; como alvo de um esforço, ‘um objetivo’; como uma coisa que ainda se precisa construir a partir do zero ou escolher entre alternativas e então lutar por ela e protegê-la lutando ainda mais — mesmo que, para que essa luta seja vitoriosa, a verdade sobre a condição precária e eternamente inconclusa da identidade deva ser, e tenda a ser, suprimida e laboriosamente oculta. (BAUMAN, 2005, p. 22)
Há algum tempo, havia uma preocupação em relacionar a questão da identidade à nacionalidade do indivíduo. Era importante impor um laço de pertencimento ao território onde o sujeito se encontrava. Para este não havia necessidade, pois sabia que pertencia àquele lugar, ali estavam suas origens e suas relações sociais que eram concentradas no domínio da proximidade. Não havia