Identidade
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC
CURSO DE PSICOLOGIA – 1º PERÍODO
Disciplina: Desenvolvimento I
Prof.: Paula Khoury
Alunas:
Carla Júnia Pinheiro de Sousa
Cinara Pacheco Gerdi
Maria Fernanda Soares de Melo
Melkha Gonçalves Santos
Rosana Suélia Fernandes de Sousa
Thâmara Rodrigues Batista
2
Introdução
A adolescência é o período fundamental da maturação psicológica, durante o qual acontece a passagem da mentalidade infantil para a mentalidade adulta e se molda a personalidade. Entretanto, na adolescência o processo de amadurecimento psicológico, biológico, sexual e social é muito intenso.
A origem da adolescência centra-se na maturação do sistema nervoso e, sobretudo, nas alterações físicas próprias da puberdade, alterações essas que obrigam o adolescente a reencontrar a sua identidade física e psicológica, bem como a avaliar o seu papel nas relações interpessoais e na sociedade, de forma geral.
Estas mesmas alterações oferecem ao adolescente uma capacidade maior para refletir, para compreender a sua situação e, definitivamente, para conseguir, pouco a pouco, um maior grau de satisfação, autonomia e intimidade.
A adolescência é um período marcado por uma grande instabilidade emocional e pela presença de conflitos pessoais. Apesar disso, é um período necessário, pois permite ao indivíduo gerar laços afetivos e sociais mais estáveis, o que irá facilitar a sua posterior adaptação e integração como adulto na sociedade.
É evidente que a família e o envolvimento social desempenham um papel muito importante na adolescência e, neste sentido, convém sublinhar que as atividades demasiadamente opressoras, a falta de comunicação ou a indiferença podem ter repercussões negativas na maturação psicológica que deve ocorrer nesta época de intensas alterações.
3
Identidade
A identidade se refere ás impressões que uma pessoa tem dela mesma. Não se trata de questões de matéria, tem mais a ver com aquilo que a pessoa