Identidade e trabalho
Nas ultimas décadas do sec XX surge o debate sobre mudanças na sociedade, em especial no contexto produtivo, com implicações nas relações sociais e se essas mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e geopolíticas caracterizariam uma nova forma social na sociedade pós moderna.
O conceito de identidade ñ é mais entendido como identidade única, integral e originária. Todavia, uma vez que esse conceito não foi superado e que não existem outros conceitos inteiramente diferentes que possam substituí-los, não existe nada a fazer senão continuar a se pensar com eles.
Assim, o trabalho visa discutir o conceito de identidade em relação ao trabalho considerando o cenário atua e as implicações do contexto produtivo.
A identidade tme sido apresentada como um conceito dinâmico. Para Berger e Luckmann ela só pode ser apropriada se analisada juntamente com o mundo; Ciampa entende que a idenidade do outro reflete na minha e a minha na dele. Haveria uma dialética entre sociedade e o indivíduo na qual um se identifica e se transforma a partir do outro.
Enquanto membro da sociedade, o sujeito, ao mesmo tempo, exterioriza seu modo de ser no mundo e interioriza por meio dos processos de socialização primária e secundária. Haveria uma construção indissociável da identidade social e pessoal. Este texto entende que a socialização é um processo de apropriação da vida contínua, pois o sujeito é sempre um sujeito social.
O termo identidade social tem sido empregado para referir-se à