O desenvolvimento humano na visão de Piaget e Vygotsky
Piaget mostrou seu desenvolvimento humano através de sua visão construcionista. Segundo ele o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança com o meio.
Piaget definiu o desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Entretanto esse processo embora contínuo é caracterizado por diversas fases ou etapas ou períodos. Cada etapa define um momento de desenvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas. Segundo Piaget o desenvolvimento passa por quatro etapas distintas: a sensória motora, a pré-operatória, operatória concreta e operatória formal.
Vygotsky mostrou o desenvolvimento humano através da sua perspectiva sócio-interacionista ou sócio cultural. Segundo ele, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Ou seja, os dois processos caminham juntos.
Para ele o desenvolvimento, principalmente o psicológico se dá pela convivência social e o processo de socialização. A aprendizagem é um resultado dos processos de internalização de conceitos promovidos pela esfera social, principalmente no meio escolar. Não é suficiente a estrutura biológico que desenvolvam a aprendizagem, se o individuo não participa de ambientes e práticas específicas que desenvolvam a aprendizagem.
Vygotsky ainda nos mostra a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A zona é a distância entre a criança e os mediadores demarcados pela capacidade de resolver os problemas com a ajuda de pessoas mais experientes. Ele enfatiza a função de um educador. O professor favorece a aprendizagem servindo de mediador entre a criança e o mundo. Dessa forma elas desenvolvam suas habilidades com a ajuda de parceiros mais habilidades.
Outro fator importantíssimo é o pensamento e a linguagem. Para Vygotsky, esses dois caminham