identidade e diferença
A produção social da identidade e da diferença
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da escrita. in. SILVA, T. T. (Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. P. 73-102.
Jaguarão
2013
O texto A produção social da identidade e da diferença, de Tomaz Tadeu Silva, faz parte do livro Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (2000).
O texto com dez subdivisões trata-se da questão da identidade e da diferença, apontando Questão de conhecimento (p.73) O conjunto dessas questões objetiva responder:
Como se configura uma pedagogia e um currículo que estivesse centrados não na diversidade, mas na diferença, concebida como processo, uma pedagogia e um currículo que não se limitassem a celebrar a identidade e a diferença, mas que buscassem problematizá-los.(p. 74)
O autor vai expondo e respondendo no decorrer das subdivisões. No título Identidade e diferença: aquilo que é e aquilo que não é o autor apresenta positividade da identidade e negação da diferença, ambas são inseparávei. Segundo o autor A afirmação “ sou brasileiro”, na verdade , é parte de uma extensa cadeia de “negações”, de expressões negativas de identidades, de diferenças. (p.75) Essas afirmações negativas citadas pelo autor são enfatizadas no subtítulo 3, no título “ Identidade e diferença: criaturas da linguagem”.
Da Silva aponta o inconsciente desse processo: a linguagem é, fundamentalmente, um sistema de diferenças. (p.77) O autor classifica a linguística, como um sistema de diferenças. Ao mostrar que a identidade e a diferença são criações de origens sociais e culturais.
Identidade e diferença são inconstantes quanto à linguagem, para isso o autor apresenta exemplos para determinar a inconstância da linguagem, tomando como partido os signos que estão sempre no lugar de outras coisas, mas que nenhum signo pode ser reduzido a si mesmo, ou seja, a identidade. Em suma, o signo é caracterizado pelo