identidade e autonomia
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, pois são competências que perpassam todas as vivências das crianças".
Estabelecer uma roda de conversas diárias, organizar atividades de faz de conta e desenvolver as ações de cuidado corporal são atitudes cruciais para o desenvolvimento das crianças nesse eixo de aprendizagem. A realização de ações variadas e concomitantes nos diferentes espaços da creche estimula as escolhas e a autonomia dos pequenos.
Atividades relacionadas à habilidade de executar ações cotidianas, como organizar a sala após uma brincadeira, por exemplo, também entram nesta modalidade organizativa, pois aumentam a independência das crianças e sua consciência de grupo.
IDENTIDADE
CONTEÚDOS
A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades. Brincadeiras feitas em frente do espelho ajudam a criança a reconhecer suas características físicas. Já o desenvolvimento da autoestima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo.
ATIVIDADE DE 0 A 3 ANOS
TODO MUNDO NA JANELINHA
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, caneta hidro cor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO: Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO: Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no