Projeto Autonomia E Identidade
Publico alvo: Berçário II B criança de 1 a 2 anos. Profª Silvana
Introdução
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social escolar, é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive, Um ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva.
Neste âmbito, este projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ele está inserido.
Sendo assim, por meio deste projeto pretendemos levar ao conhecimento de nossos alunos um ambiente simples e natural e como devemos cuidar deste ambiente em que vivemos. Conforme VYGOTSKY (1987), o meio transforma o indivíduo, por isto, por meio de estratégias estabelecidas, colocaremos os alunos em contato com este mundo.
A autonomia, segundo o referencial curricular de Educação Infantil é "a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprias, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro". Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos -, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É no CEI que a criança conquista suas primeiras aprendizagens - adquire a