Identidade profissional
ESCOLA DO DIREITO
A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: A (re) Construção das Identidades Profissionais e os processos Educativos
Trabalho da disciplina Introdução á Educação Superior, da turma 2011.1 Vb ,vespertino do curso de Direito. Orientado pela professora Socorro Queiroz.
Natal/RN, abril de 2011.
UNIVERSIDADE POTIGUAR
ESCOLA DO DIREITO
A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: A (re) Construção das Identidades Profissionais e os processos Educativos
Trabalho da disciplina Introdução á Educação Superior, da turma 2011.1 Vb, vespertino do curso de Direito. Orientado pela professora Socorro Queiroz.
Natal/RN,abril de 2011.
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho diz respeito a produção escrita, individual, do seminário orientado pela professora Socorro Queiroz aos alunos do curso de direito da turma 1 vb 1.2011.O principal objetivo deste trabalho acadêmico é adquirir um conhecimento mais amplo da (re) Construção social das identidades profissionais e os processos educativos, bem como responder as questões levantadas pela professora: O que podemos denominar de identidade profissional? Qual é a dimensão social de uma profissão? Quais são e de que tratam os saberes professados de Le Boterf? Inicialmente farei uma explanação acerca do conceito de identidade profissional, citando alguns autores. Logo em seguida,utilizando também citações falarei da dimensão social de uma profissão enfatizando a importância das várias profissões existentes e por fim trarei Le Boterf e as competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização.
2- O QUE PODEMOS DENOMINAR DE IDENTIDADE PROFISSIONAL?
O vocábulo identidade (do latim idem) propõe uma noção de estabilidade que se contrapõe à processualidade e ao caráter de construção permanente que lhe são próprios. Sugere, ao mesmo tempo, o igual e o diferente, o permanente e o mutante, o individual e o coletivo. A questão da identidade é bastante ampla, e vem sendo estudada por áreas como