Identidade profissional
O trabalho e a construção da identidade do profissional docente.
Texto apresentado na disciplina Instituição,Organização e práticas Escolares ministrada pelas profas.Dra Ivanisse Monfredine e Dra.Rosemary Roggero como avaliação da
III unidade do programa da disciplina de Mestrado em Educação.
Eliane de Almeida Barretti
SÃO PAULO
2010
Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a relação entre o trabalho didático do professor e o processo de construção da identidade do profissional docente. Para desenvolver este tema tomamos com ponto de partida definir a identidade profissional, levando-se em conta seu caráter social. Posteriormente falaremos sobre o trabalho do professor ,neste texto usaremos o termo trabalho didático utilizado no texto “Em busca da historicidade das práticas escolares”, escrito por Gilberto Luiz Alves, este faz parte da coletânea de textos do livro “Instituições escolares no Brasil” organizado por diversos autores.
E para finalizar propomos uma relação entre o trabalho didático e a construção da identidade do professor como um aspecto constitutivo desta.
Segundo Lopes (2001, p.27),” a identidade profissional é uma identidade social particular (entre outras identidades sociais da pessoa), particularidade que decorre do lugar das profissões e do trabalho no conjunto social e, mais especificamente, do lugar de uma certa profissão e de um certo trabalho na estrutura de identidade pessoal e no estilo de vida do ator.
Considerando a afirmação de Lopes, a identidade profissional é vista como modo particular de identidade social, não pode ser considerada como um dado adquirido, mas sim como fruto de uma construção social que questiona a todo momento, o próprio conceito de profissão.
Diante desta colocação, a identidade configura-se como uma construção composta, ao mesmo