Identidade nacional de jose mattoso
Disciplina: Cultura Portuguesa
Professora: Marília Lopes
Trabalho: A Identidade Nacional de José Mattoso
Grupo de Trabalho: Bernardo Aires Pereira, nº 130309104 Francisco Vasconcelos, nº 130312511
Índice
I. Introdução pág. 3
II. O autor pág. 3
III. A obra pág. 4
IV. Conclusão pág. 8
V. Bibliografia pág. 8
I) Introdução:
Com este trabalho, propusemos-nos a ler e analisar a obra, aprofundando em seguida a nossa pesquisa sobre o tema, por forma a conseguir explicar o que para o autor significa a identidade nacional do nosso país, e a forma como a percepção desta pela sociedade evoluiu ao longo da história.
II) O autor:
José Mattoso é sem dúvida o mais conceituado historiador português, sendo que ao longo da sua carreira, focou o seu trabalho principalmente na história das ordens religiosas e aristocracia.
Nascido em Leiria a 22 de Janeiro de 1933, licenciou-se em História na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, local onde também se douturou em História Medieval, tendo ainda pelo meio estado cerca de 20 anos como monge num mosteiro.
É autor de várias obras no âmbito da História Medieval Portuguesa, das quais entre várias outras se destacam Poderes Invisíveis, Naquele tempo, Fragmentos de Uma Composição Medieval, D. Afonso Henriques e Identificação de Um País, uma edição de oito volumes da História de Portugal (1993-1995) e ainda a obra colectiva História da vida privada em Portugal.
Foi premiado por várias vezes, tendo se focado ao longo da sua vida na vertente académica e de investigação, colaborando com diversas instituições como a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova, a Torre do Tombo e o Instituto Português de Arquivos.
III) A obra:
A identidade nacional como existe hoje resulta de um processo histórico, que passou por diversas fases até atingir a expressão que hoje conhecemos. O autor sabendo da subjectividade em que