Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural
Monaliza Rodrigues Ribeiro da Silva¹
Resumo: Esse artigo tem como proposta analisar os conceitos de urbano, rural, cidade, campo e urbanização brasileira para compreender melhor suas relações e contradições. Foi realizado um resgate através de diferentes autores que dialogam essas categorias na busca de apreensões sobre o tema mais próximas da realidade.
Palavras-chave: Urbano, rural, cidade, campo, urbanização brasileira.
Introdução Desde a antiguidade existem as contradições sobre as definições de urbano, rural, cidade e campo. As primeiras divisões que separavam esses termos eram para facilitar a delimitação de cada área. Esse sentido foi baseado na divisão social do trabalho (material ou intelectual). Na modernidade definir esses limites é quase impossível, devido à complexidade das relações entre essas categorias que estão cada vez mais próximas e relacionadas. Alguns dos critérios para a classificação formal dos limites oficiais são: a delimitação administrativa, definição de um patamar demográfico, densidade demografia (número de habitantes por quilômetro quadrado), densidade demográfica e a ocupação econômica da população. De acordo com Endlich (2006) para analisar essas categorias é necessário um estudo além de seus determinantes espaciais: “Estabelecer o rural e o urbano a partir dos critérios mencionados, de forma descontextualizada, sem analisar a historicidade dos fatos e processos, parece estático demais. Ainda que se justifique pela finalidade pragmática, torna-se inadequada para compreender a dinâmica da sociedade.”
__________________________
¹Estudante do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará
Debate Conceitual
A divisão dos conceitos de urbano, rural, cidade e campo vieram de acordo com as particularidades dos espaços que desenvolvem diferentes meios e formas de reprodução da vida. Existem várias definições sobre estes conceitos