Portugal portugueses
Portugal, Portugueses: Uma Identidade Nacional
José Manuel Sobral
O livro Portugal Portugueses – Uma Identidade Nacional, está estruturado em seis capítulos. O que o historiador José Manuel Sobral nos propõe nesta obra, é um olhar sobre a história portuguesa no sentido de identificar os momentos e as particularidades que, ao longo dos séculos, acabaram por construir uma identidade nacional própria.
Há, sem dúvida, escreve o autor, “(…) elementos da identidade portuguesa que possuem uma história que remonta a um tempo anterior ao Estado português.” (pág.25).
O historiador não deixa de aceitar o desafio de olhar para aquilo que é hoje a imagem que os portugueses têm de si mesmos, mas com muitas precauções e com esta observação, muitas das generalizações sobre o comportamento e as atitudes dos portugueses devem ser encaradas com total desconfiança. Em vez de recorrer aos lugares comuns, o autor prefere agarrar em inquéritos recentes sobre aquilo que os portugueses entendem acerca do que é realmente ser português e, depois de analisar os inquéritos que foram feitos, o escritor conclui que os dois traços essenciais são em primeiro lugar sentir-se português e em segundo lugar falar a língua portuguesa.
No primeiro capítulo, o escritor começa por falar sobre a identidade nacional e a sua história. Fala de como a identidade nacional de forma e como está presente na educação formal. Afirma que a educação formal não só decorrerá em língua portuguesa mas implicará também um conjunto de conhecimentos referentes a Portugal e aos portugueses. “A nossa identidade pessoal é, assim, inevitavelmente nacional por ser marcada pela pertença involuntária a um coletivo.” (pág.14) esta citação de José Sobral completa a de José Mattoso quando este diz que o processo da formação da identidade nacional passa pela difusão da escrita e participação de toda a população na vida pública e a atribuição de um valor à identidade nacional resulta