identidade docente
Identidade é um processo de vivências pessoal e social. É uma construção de experiências significativas e de mudanças e ressignificação. É uma metamorfose em que opiniões e conceitos se desfazem ou se refaz por meio da reflexão do que sou no mundo do que o mundo é para mim. Ela se constitui por meio de experiências e vivencias com o outro e com o meio.
Cristiane Teixeira coloca a ressignificação da identidade do professor, em que a identidade docente é constituída pela identidade pessoal e pela identidade profissional. Entretanto, essa identidade só adquire valor com a significação social da profissão, com o confronto e consagração de teoria e prática, do conflito entre ambas. O professor deve-se encontrar em um ciclo de construção e reconstrução, questionando-se, refletindo e assumindo ações no dia a dia.
http://www.youtube.com/watch?v=6sLN8Ez5q6E
O essencial é saber ver… Alberto Caeiro
O essencial é saber ver, mas isso, triste de nós que trazemos a alma vestida, isso exige um estudo profundo, aprendizagem de desaprender.
Eu procuro despir-me do que aprendi, eu procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram e raspar a tinta com que me pintaram os sentidos, desembrulhar-me e ser eu.
Neste capítulo vamos refletir melhor como se constitui nosso modelo escolar dentro de uma abordagem histórica. Pretende-se aqui entender, que o papel do professor não é mais aquele que ensina, mas aquele que estimula, não é mais aquele que tem respostas para tudo, mas aquele que tem curiosidade para