como lidar com a ansiedade
LIDAR COM A ANSIEDADE
Introdução
Você consultou o seu médico por apresentar os seguintes sintomas:
-
Sensação de bola no estômago
-
Palpitações
-
Dor de cabeça
-
Dores dorsais
-
Medo de ter cancro ou outra doença grave
Após ser cuidadosamente examinado pelo seu médico, ele diz-lhe o que o seu exame físico é normal, mas que os sintomas que apresenta são de certeza de origem nervosa. Isto significa que você sofre de ansiedade e que ela se manifesta sob a forma de vários sintomas físicos.
O que é a ansiedade?
A ansiedade é um problema psicológico que se traduz por um sentimento de insegurança, ou, medo sem fundamento real. Todos nós somos ansiosos em determinado momento da vida sem que isso seja patológico. Existem contudo diferente graus de ansiedade.
Em algumas pessoas, a ansiedade exprime-se por um sentimento de medo, inquietação, sensação de perigo iminente, (medo de insucesso, morte súbita, medo de perder o auto controle, medo de ficar mentalmente destabilizado)
Em alguns casos, a ansiedade é acompanhada por algumas manifestações físicas, tais como, secura de boca, pulso acelerado, transpiração, opressão torácica, e vertigens. Nestes casos, chamamos-lhe angústia GAPsi-FCUL
Quais são as causas de ansiedade?
É necessário saber que a ansiedade é no início, uma reacção normal, um sinal de alarme do organismo perante certos acontecimentos da vida quotidiana. Se ela está controlada, a ansiedade actua sobretudo como estimulante.
As dificuldades da vida são habitualmente o factor desencadeante da ansiedade e, nos casos agudos, da angústia. Além disso, as dificuldades pessoais de inserção na sociedade, os conflitos interiores no domínio afectivo, emocional e sexual podem conduzir a uma sintomatologia ansiosa. A dor e o abuso de certas substâncias (café, chá, tabaco, álcool e drogas diversas) podem também desencadear episódios ansiosos
Ansiedade e outros problemas psicológicos
Será o stress