Idealismo
Temos que ter em conta, a princípio, que a ideologia pode ser representada por um único indivíduo; mas também, por um grupo social. Este representante ou estes representantes sempre que nos tem algo a dizer; sempre se manifestam através de suas ações e obras, e através destas ações e obras encontramos muitos idealistas e pensadores envolvidos nas teias das contradições, e todo o seu discurso, que aparentemente procura o bem-comum social, está voltado aos interesses escusos, e por que não dizer maquiavélicos e mesquinhos.
Analisando a manifestação ideológica através de um grupo social podemos citar a intervenção de um padre sobre os seus fiéis: as idéias que o padre apresenta, no horário da missa, são ideais da Igreja impostos sem nenhum tipo de critério avaliativo dos fiéis.
Outro tipo de manifestação ideológica através de um grupo social é a intervenção do presidente de uma nação: as idéias que o presidente defende são os ideais do seu partido político, mas nem sempre reflete os anseios da nação que ele representa.
Para finalizar e exemplificar a lucidez de um grande pensamento, nada mais edificante do que citar o nome do maior pensador da nossa humanidade: JESUS CRISTO, com as suas palavras e os seus atos benevolentes, comprovou, do início ao fim, o seu ingente amor pela nossa humanidade. Pois nem na hora do seu calvário, ele entrou em desacordo com as suas convicções.
Adilson Marques
Link: http://rededemocraticapmdf.blogspot.com.br/2011/08/jesus-grande-pensador-e-idealista.html