Ideais de consumo
Profa. Dra. Rita de Cássia de Faria Pereira rita_faria@yahoo.com/ @rcfpereira 2012
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, partindo de um histórico de vivências anteriores. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Processo de atribuição de significação aos estímulos sensoriais direcionados pelo sistema de crenças e valores, pela cultura e pelo contexto situacional.
1
29/06/2012
Estímulos Sensoriais
Receptores Sensoriais
Imagens Sons Odores Gostos Texturas
Olhos Ouvidos Nariz Boca Pele Exposição Atenção Interpretação
Atenção Seletiva = capacidade de selecionar as informações a que somos submetidos Distorção Seletiva = é a tendência que os consumidores têm de interpretar as informações dando-lhes um significado pessoal, de acordo com suas crenças e valores Retenção Seletiva = é a tendência de armazenar estímulos sensoriais que reforcem seu sistema de crenças e valores
2
29/06/2012
Mapa Perceptual
Alta Qualidade
Baixo Preço
Alto Preço
Baixa Qualidade
Atitudes são predisposições (para agir), sentimentos e tendências relativamente consistentes de um indivíduo quanto a determinada situação ou objeto (ATKINSON et al., 1994) Proporcionam a proximidade ou o afastamento do indivíduo em relação a determinados produtos. São importantes na construção da identidade das pessoas e têm o poder de orientar e guiar nosso comportamento.
3
29/06/2012
Função utilitária - princípios básicos de recompensa e punição (foco em benefícios de produtos). O consumidor desenvolve atitudes em relação a produtos com base na possibilidade de tais produtos oferecerem prazer ou dor. Propagandas que usam como argumento o fato de o produto ter o melhor sabor (BREI, 2008), formato, cor, etc. apelam para a função utilitária.
4
29/06/2012
Função expressiva de valor – atitudes que desempenham uma função expressiva de valor são as