Governança corporativa
Governança Corporativa para a Fundação de Seguridade Social - GEAP
1- Problema:
O termo governança corporativa foi criado no início da década de 1990 nos países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores. A preocupação da Governança Corporativa é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC dissemina que Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e Órgão de controle. As boas práticas de Governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando o seu acesso ao capital e contribuído para sua longevidade.
Diante do contexto apresentado, têm-se o problema de pesquisa: Como o sistema de Governança poderá contribuir para melhoria na Fundação de Seguridade Social - GEAP?
2- Hipótese:
Deve-se entender que o Setor Público deveria ser o mais transparente de todos. E a Administração da Geap deve buscar resultados visando seus clientes internos e externos. Para tanto a Prestação de contas, Transparência e Equidade, que são alguns dos princípios da Governança Corporativa, devem ser observados.
3- Objetivo Geral:
Discutir o conceito da Governança corporativa e seus benefícios para a GEAP.
3.1 Objetivos Específicos:
• Conceituar a Governança Corporativa;
• Compreender os três princípios principais: Transparência, Prestação de Contas e Equidade;
• Apresentar os benefícios do sistema para a Fundação de