Economia
•Como função social, denota: auxiliar a criança em sua adequação no mundo real;
•Como função psicológica, significa: ajudar as crianças a mobilizar e aplicar suas forças físicas e psíquicas ás exigências da vida.
A boa educação é uma das maiores fortunas, mas saber educar é um dos maiores conhecimentos. A educação demanda muito cuidado, calma e sabedoria, porque ela influi sobre toda a vida. Com certeza você também já ouviu dizer que o ser humano é tudo ou nada, dependendo da educação que teve.
A educação começa com bons costumes. Pai e educadores devem orientar seus filhos e educandos sobre costumes relacionados com alimentação, vestuário, sono asseio, obediência e diversão. São estes costumes que formam as primeiras impressões benéficas na formação do caráter de criança.
Não basta termos o cuidado de alimentar a criança e vesti-la bem, pois além dos cuidados físicos temos que ter também cuidados morais.A astúcia da criança exige vigília cotidiana. É no início da infância que temos que observar as reações e as tendenciosas da criança e nesta fase é fácil corrigi-la.
Com ajuda de vários fatores educativos a criança desenvolve sua própria personalidade. Ela poderá tornar-se fechada, desconfiada e agressiva quando não se sente compreendida; é provável que algumas de suas capacidades fiquem adormecidas por insensatez dos pais e/ ou educadores e outras que não tiveram desenvolvimento no tempo apropriado. O caráter da criança é desenvolvido conforme ela vai sendo educada. A partir do momento que manifesta o poder da vontade, que é base da sua personalidade, pais e educadores devem vigiá-la, observando todos os seus passos, a fim de que num impulso qualquer fique livre para ir em busca de outros caminhos. Lembre-se a vontade da criança deve ser administrada e modelada, mas nunca descuidada.
No decorrer dos anos, observações baseadas em fatos vieram a revelar a inconveniência de tal educação,