IDC - Internet Data Center
O aumento da complexidade das operações e a preocupação com a questão da energia tornaram oa data centers desafios a serem vencidos pelos CIOs
Até recentemente, muitas organizações não tinham de pensar na infra-estrutura do data center mais de uma vez em cada década. Contanto que houvesse espaço suficiente para abrigar o novo rack de servidores, as necessidades de energia e refrigeração se resolveriam por conta própria. Mas esses tempos estão ficando para trás à medida que aumenta a demanda por potência de computação e, conseqüentemente, por fornecimento de energia.
De acordo com a empresa de pesquisa IDC, a infra-estrutura de suporte necessária para acomodar e operar servidores só vem atrás do preço do sistema dentre as preocupações dos gerentes de data center. Steve Conway, vice-presidente de pesquisa de computação de alto-desempenho do IDC, diz que “esta preocupação ocupava a 12a posição apenas três a quatro anos atrás, o que significa que não chegava a ser realmente uma preocupação”.
Esta mudança de prioridade reflete as transformações em tecnologia e um forte aumento da demanda por potência de processamento. Virtualização e processadores multicore estão permitindo que muito mais potência seja colocada em uma área muito menor. E empresas de todos os tipos estão se apoiando em computação conectada para processos de negócio core, o que as leva a pôr ainda mais racks de computadores nos data centers existentes. O Gartner prevê que, em 2008, metade dos data centers de todo o mundo não terão a infra-estrutura necessária para suprir os requisitos de energia e refrigeração do equipamento de alta densidade mais avançado.
Com estas mudanças, gerentes de data centers estão enfrentando problemas que gerentes de centros de supercomputação científica e técnica high-end, como eu, enfrentam há décadas: posicionar adequadamente o equipamento de suporte da infra-estrutura, otimizar a refrigeração para altas