Segurança da Informação
Curso de Sistemas de Informação – 8º período
Disciplina: Tópicos Especiais
Professor: José Maurício S. Pinheiro
V. 2009-1
Aula 1 – Ambiente de Data Center
Os serviços de comunicação em banda larga estão mais acessíveis e se tornam cada vez mais comuns nos ambientes das redes corporativas. Os elementos que impulsionam essa tendência incluem provedores de software como serviço – SaaS (Software as a Service), onde um usuário adquire a agregação do software que implementa a solução; a computação comercial de alto desempenho, onde a Tecnologia da Informação (TI) é usada como ferramenta para se aproximar dos clientes e agregar mais valor ao negócio pela análise e controle de custos e os novos serviços de comunicação oferecidos aos consumidores, que exigem uma infra-estrutura que demanda altos custos de manutenção e que envolvem predominantemente implantação, manutenção / substituição, energia para os sistemas, entre outros.
Por outro lado existe a necessidade de uma infra-estrutura mais robusta que possibilite maior confiabilidade e disponibilidade, o que também obriga tempos de manutenção menores para os sistemas.
As questões técnicas incluem desde o consumo de energia, limites de temperatura e umidade, tecnologias de comunicação até o custo com a administração dos sistemas e gerenciamento eficiente de falhas dos servidores. DATA CENTER
Um Data Center é uma modalidade de serviço de valor agregado que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala para que organizações de qualquer porte e mesmo profissionais liberais possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança, e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações.
Na década de 1970, quando os sistemas Mainframe eram utilizados em grande escala, o conceito de Data Center era muito conhecido como "Bureaux de