O Que Um Data Center
Os Data Centers têm papel fundamental no bom funcionamento de diversos serviços do nosso dia a dia.
Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros. Por isso, é considerado o sistema nervoso das empresas.
Com a finalidade de abrigar milhares de servidores e bancos de dados, e processar grandes quantidades de informação, os equipamentos geralmente são montados em racks ou armários metálicos. Possuem proteção contra incêndios, além de sistemas de resfriamento dos racks, para manter uma temperatura estável. Na maioria dos casos, ficam localizados em grandes galpões com acesso restrito de funcionários, por questões de segurança.
Esses espaços são fundamentais para serviços e atividades de diversos setores da economia: energia, iluminação, telecomunicações, Internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento, e muitos outros. A vida na maioria das cidades depende do bom funcionamento e da disponibilidade de um ou vários Data Centers. Atualmente, eles têm capacidade de processamento quatro vezes maior do que os antigos DC’s, mesmo ocupando apenas 40% do espaço em comparação com os modelos mais antigos.
Os Data Centers devem conter alguns componentes básicos para um bom funcionamento. Veja quais são eles:
Infraestrutura de Rede
O Data Center é um componente importante para qualquer departamento de TI. É, portanto, indispensável que seja concebido para oferecer os serviços de maneira flexível e dinâmica, acompanhando as tendências tecnológicas e de sustentabilidade que hoje são exigidas.
Duas das características-chaves de um Data Center são a escalabilidade e flexibilidade. Elas são necessárias para quase todas as atividades corporativas feitas na Internet atualmente. Por isso, os projetos de Data Centers devem ser