Data Center
Mesmo um pequeno data center pode poupar dezenas de milhares de dólares através de escolhas inteligentes dos equipamentos e boas práticas
Os data centers estão se tornando cada vez mais comuns e compactos. No entanto, esses ambientes podem causar um grande custo no orçamento operacional em relação ao consumo de energia elétrica. Os principais motivos são a crescente demanda de energia pelos dispositivos, o aumento nos custos de energia e o calor excessivo gerado pelos equipamentos.
É um desafio conservar energia suportando essas cargas crescentes. A boa notícia é que mesmo um pequeno data center pode economizar muito com escolhas inteligentes de práticas de gerenciamento, hardwares, energia e infraestrutura de refrigeração. Por exemplo, a economia de energia de um servidor operando com eficiência pode quase igualar o custo do próprio servidor! Um data center com cerca de 1.500 servidores pode economizar milhões reduzindo o impacto de carbono da empresa.
Para ajudar nesta missão, selecionamos algumas dicas de como economizar energia em seu data center. Nesta primeira parte, vamos abordar a fase de planejamento e auditoria. Nos próximos textos, falaremos sobre como a infraestrutura de TI e a gestão da energia podem ajudar na eficiência energética.
Planejamento e auditoria de energia em seu data center
Muitos gerentes de data center não sabem a eficiência do equipamento de TI ou da infraestrutura do lugar, nem possuem uma visão clara para manter e melhorar essa eficiência.
A etapa de planejamento, no caso de um novo data center, é fundamental para garantir que o ambiente seja eficiente energeticamente. Caso o data center já esteja em funcionamento, é preciso realizar uma auditoria. Existem muitas oportunidades para reduzir os custos de energia que podem ter sido ignoradas.
Quanto do orçamento de energia do data center vai para os sistemas de TI? Quanto vai para os sistemas de suporte? Para cada kilowatt-hora