IDAF
O IDAF, hoje, esta presente em todos os municípios do espírito santo. O IDAF é um instituto de defesa, nos protegemos as florestas nativas, fiscalizamos a entrada e saída de doenças em vegetais, ou seja, fiscalizamos todo o alimento que entra e sai do Espírito Santo, e na área animal, fiscalizamos e atestamos a condição sanitária de carnes e derivados animais. Por exemplo: em Colatina temos 3 frigoríficos que são inspecionados pelo IDAF, 2 de bovinos, e 3 de suínos, todo animal que chega para ser abatido, antes mesmo que o animal desça do caminhão para ser abatido, já estamos fiscalizando a situação daquele animal, se esta vivo, se possui alguma doença, etc. Após a chegada desse animal, quando ainda vivo, continuamos a acompanhar o animal, para ver se apresenta algum sintoma de doença, alguma anormalidade. Depois de abatido, a carne é examinada por especialistas, para analisar se está apta ao consumo humano.A nossa função social é evitar que doenças cheguem às lavouras e à população por intermédio da carne.
Outro trabalho importante que realizamos é a fiscalização e o controle do veneno, então, todos os venenos que chegam ao estado, que serão vendidos, comercializados e usados na agricultura, a gente fiscaliza todo esse trajeto, e orienta o comercio e o uso desses produtos
Como o IDAF faz a fiscalização nos supermercados?
Essa fiscalização ocorre da seguinte maneira: para ser comercializada, a carne deve possuir a guia do IDAF, uma permissão para transito, através de varias ações, essa carne é confiscada, o cidadão é multado, e a carne é incinerada, já que não é conhecida a origem dessa carne, se ela esta em condições de consumo.
O IDAF possui um programa de conscientização da população?
Sim, fazemos, mas poderíamos fazer mais. Fazemos trabalhos de prevenção, em escolas, nas comunidades, no interior, quando convidam para fazer uma palestra em qualquer lugar.
O IDAF tem planos concernentes à melhora em inspeção?
O nosso trabalho se torna um pouco