Idade Média
O professor de História estava prestes a entrar na sala, e começa a se perguntar: Por que explicar o período e o termo Idade Média aos meus alunos? Não pertencemos ao continente europeu, e mais, o homem deste período nunca entenderia este conceito.
O conceito Idade Média, posteriormente foi criado no período Renascentista, por Francesco Petrarca (1304-1374), no qual ele e os humanistas italianos da época tratavam a idade média, como media tempestas (tempo médio).
Os professores costumam utilizar conceitos que foram criados após o tempo em que ele existiu- exceto o conceito Renascentista que foi usado até meados do séc. XVI por Giorgio Vasari, após utilizá-lo em sua biografia o termo Renascimento. É extremamente importante discutirmos sobre estes conceitos utilizados em sala de aula, no qual muitas vezes, são discutidos em universidades, mas não chegam ao Ensino Fundamental II ou médio.
O autor (a) nos diz que por experiência própria, estas discussões têm toda importância para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, apesar dos professores terem pouco tempo para dar sua aula, com tantos assuntos e temas para serem tratados, mas são desafios que todos os professores enfrentam no nosso país, por causa do sistema educacional.
No entanto, essas reflexões podem levar os alunos a adquirirem mais conhecimento sobre este período, o que os fazem discutirem mais o tema e o mundo em que vivemos, e como ele foi construído pelos historiadores, e como chegam a essas conclusões, nunca com verdades absolutas, sim com “retalhos” do passado.
Por isso devemos discutir o conceito “Idade Média”, este termo criado com os renascentistas, que detestavam este período, chegando a colocar o apelido de “Idade das trevas” que por domínio da Igreja católica os homens da época não poderiam adquirir conhecimento, nada além da fé, era um domínio cultural.
Mas se percorremos todos os períodos após a Idade média,