constante elastica
CURSO: ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DISCIPLINA
FÍSICA EXPERIMENTAL I
ET3N
Experiência: Constante elástica de molas helicoidais
OBJETIVO
Determina experimentalmente as constante de massa-mola helicoidais através das lei de Hook e do movimento harmônicos simples.
PROBLEMA FÍSICO
Materiais utilizado no experimento;
02 molas helicoidais de comprimento aproximadamente iguais. Dinamômetro de 1,00 N, 2,00 N e 5,00 N. 01 base para montagem (tripé ou placa metálica) com escala milimetrada. 01 cronometro. Suporte para massa-disco e ponteira de plástico. 05 discos. 01 extensor para associação de molas. 01 ou 02 extensores para associação de molas em paralelo.
Nesse experimento será feita determinação da constante elástica através da lei de Hook e através do movimento harmônicos simples, depois será pego o conjunto de massa-mola que oscilam mais rápido e o que oscilam mais lento depois será avaliado o erro operacional na medida por MHS.
Na ultima parte do experimento será, associação de molas que será feito em associação em paralela e logo apos em associação em serie, que fica acrotério para realizar com procedimento da lei de Hook ou o procedimento de movimento harmônico simples.
3 .DESENVOLVIMENTO TEORICO
A figura (a) mostra uma mola em seu estado relaxado. Uma de suas extremidades está fixa, e um objeto que se comporta como uma partícula – um bloco - está preso na outra extremidade. Se alongarmos a mola puxando o bloco para a direita como na figura (b), a mola puxara o bloco para a esquerda. Se comprimimos a mola empurrando o bloco para a esquerda como na figura (c), a mola agora empurrará o bloco para a direita.
A força F de uma mola é proporcional ao deslocamento d de sua extremidade livre a partir da posição que ocupa quando a mola esta no estado relaxado. A força elástica é dada por F = - k x ,