Constante elastica
Introdução
O Bungee Jumping é um esporte radical: consiste em realizar basicamente um salto do alto de uma estrutura com os tornozelos presos em uma corda elástica (que é o item de segurança mais importante do equipamento). De acordo com Vanio Beatriz, instrutor de Bungee Jumping de Curitiba:
[...] as cordas possuem um tempo de vida ultil de aproximadamente 1.200 saltos, sendo substituídas logo em seguida. A corda é testada e aprovada para suportar até 4.000 kg; e possui, entrelaçada em seu interior, uma corda de nylon com capacidade de até 2.500 kg, que tem aproximadamente 1 metro a mais de comprimento do que a corda elástica esticada, tornando mais seguro o salto, pois, no caso de rompimento da corda elástica, existe ainda a de nylon. Equipe Master Jump. Disponível em: . Acesso em 2 de jul. 2009
Steve Fettke, instrutor norte-americno e praticante do esporte, nos diz mais sobre as especificações da corda, que se comporta como material elástico que obedece à Lei de Hooke:
Há cinco cordas que podem ser agrupadas em conjunto de três, quatro ou cinco, e pessoas que pesam entre 45 e 115 kg podem pular com um desses conjuntos de cordas.
[...] As cordas do tipo militar apresentam elongação da ordem de 110%. Alias, esse termo pode trazer alguma imprecisão. A elongação está relacionada à variação do comprimento da corda, e não ao seu comprimento final. Uma elongação de 110% em uma corda de 30 metros implica um alongamento de 33 metros e comprimento final de 63 metros na corda completamente estendida, ou seja, 2,1 vezes o seu comprimento inicial. Como as cordas militares tem elongações menores, são usadas cordas maiores, resultando em maior queda livre inicial.
[...]
A maioria das cordas elásticas de Bungee Jump é confeccionada em borracha natural, cujas constantes físicas são bem conhecidas. As cordas mais comuns esticam até 2 a 4 vezes seu comprimento original, e propiciam ao esportista aceleração de fretamento cujas intensidades vão de 2,5 a