Idade média - absolutismo
Características: na esfera política era caracterizado pelo absolutismo e na esfera econômica, vigora o mercantilismo – acúmulo de capital.
Formação: devido ao enfraquecimento dos nobres por causa do renascimento comercial e urbano, os reis que tinha autoridade nula na idade média, reafirmaram seu poder com o apoio da burguesia que estava interessada na centralização política, favorecendo assim o comércio.
Características do absolutismo:
Poder centralizado: o controle político, econômico e militar pertencia ao rei.
Burocracia Estatal: grupo de confiança do rei que o ajudava a controlar o regime, entre eles conselheiros, secretários e ministros.
Exército Permanente: exército sustentado e temente ao rei.
Justiça, tributação, medida, pesos e moedas uniformizadas.
Fronteiras Delimitadas.
Teorias de pensadores:
Nicolau Maquiavel dizia que o rei precisava usar de todos os meios possíveis para aumentar sua força política.
Thomas Hobbes dizia que era necessário um Estado forte para que um acordo entre homens pudessem ser garantidos.
Jacques Bossuet dizia que o rei era o representante de deus na terra.
Absolutismo na Inglaterra:
Teve início com o duque de Normandia, que invadiu o país e impôs um governo centralizado.
Primeira fase do absolutismo inglês: Henrique VII, fundador da Dinastia Tudor. Seu filho, Henrique VIII, promoveu a Reforma Religiosa no país.
O auge do absolutismo inglês seria no governo de Elizabeth I, pois era uma boa administradora, tendo conseguido manter o Parlamento sob seu controle e promovido à expansão econômica. Em seu reinado, derrotou a Invencível Armada da rival Espanha e fundou uma colônia na América.
Absolutismo Francês:
Após a vitória na Guerra dos Cem Anos, os monarcas franceses exerceram seu domínio no território, com o apoio da burguesia. No século XVI, destacaram-se vários episódios: Noite de São Bartolomeu, quando milhares de protestantes foram mortos por ordem da Coroa, sendo que o