historia
Nome=verônica Siqueira Pedro
Curso=Historia
Etapa=segunda
Pólo=Afonso Claudio
Introdução Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, freqüentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. O termo “Idade Média” vem do latim médium alvo. Durante o século XV, o humanismo dividiu o latim em três categorias: latim clássico, latim bárbaro e latim dos humanistas. Mas entre o latim clássico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padrões da Antiguidade Clássica, chamado latinizas media. A expressão medievo, período compreendido entre os séculos V e XV, surgiu deste latim.
No século XVI alguns pensadores teorizaram a Idade Média como um período decadente. Uma fase da História em que, por conta da interferência religiosa, a ignorância predominou. No século seguinte a Idade Média começou a ter seu valor reconhecido. A Europa vivia um período conhecido como Romantismo, época em que a sensibilidade aflorou. Os românticos buscavam uma identidade nacional e uma maior aproximação do passado com o intuito de entender melhor seu presente.
Mas foi no século XX que a Idade Média foi reconhecida como um período de descobertas que transformaram nosso meio. “Além de ser a origem de nossa miscigenação através da mescla de valores da sociedade antiga com os povos germânicos Para um novo conceito de Idade Média” Foi na Idade Média que surgiu a sociedade moderna, que criou a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, à hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução.
Invasões Barbaras
As Invasões Bárbaras foram um dos fatores que influenciaram a crise do Império Romano. Conheça a origem e as conseqüências destas invasões.
A desordem política e a disseminação do cristianismo foram dois fatores que, somados às Invasões