NOIS
Absolutismo é uma teoria política que e caracterizada pela centralização dos poderes em uma pessoa. Entende-se então por absolutismo o processo de centralização política numa pessoa, que dispõe de um poder absoluto. A centralização política trouxe o absolutismo monárquico, passando o Rei a ser identificado como o Estado e a constituir um dos elementos de unidade nacional. O Absolutismo monárquico e caracterizado pela concentração de poderes no Rei. Ou seja, o que caracterizava o absolutismo monárquico é o totalitarismo monárquico e o poder absoluto do Rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, que surgiram na Idade Média, fruto da aliança entre Rei e Burguesia.O absolutismo monárquico surgiu assim na Europa no fim da Idade Média. Na atmosfera política e cultural da Idade Moderna a palavra do Rei era a palavra final, sem possibilidade de contestação.
Factores do Absolutismo Monárquico
Aliança entre Rei e Burguesia: O poder absoluto do Rei surgiu gracas à aliança feita entre os reis e a burguesia. A burguesia possuía um interesse económico na centralizaçãodo poder político e a padronização monetária, dos pesos e das medidas. A adoção de mecanismos protecionistas garantia a expansão de actividades comerciais. A adoção de incentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento contribuía para a garantia da supremacia do Rei.
Reformas Religiosas:A decadência da Igreja Católica e a falência do poder papar contribuíram para o fortalecimento do poder monárquico. Ao longo da Idade Média o poder estava dividido em duas esferas:
Poder local, exercido pela nobreza medieval;
Poder Nacional, exercido pela Monarquia;
www.historiadomundo.com.br
Na frança O absolutismo vigorou na França entre os séculos 16 e 18, período conhecido como Antigo Regime - ou Ancien Regime, para os franceses. Trata-se de uma longa fase da história monárquica francesa, dominada em sua maior parte