Anêmometros de Fio Quente
ANÊMOMETRO DE FIO QUENTE
Belo Horizonte
2013
Introdução
Medir a vazão de um fluido é um processo muito importante e altamente requisitado em diversos processos industriais, tanto para fins de controle quanto para a quantificação do produto em questão.
Existem diversos tipos de medidores de vazão disponíveis no mercado, sendo que eles são divididos em varias categorias como: medidores por área variável, medidores por perda de carga e medidores especiais. Entre os medidores especiais temos aqueles que funcionam através de propriedades térmicas de certos elementos. É nesta categoria que se encontram os anemômetros de fio quente, um medidor utilizado principalmente na medição da vazão de ar.
Principio de funcionamento
O anemômetro de fio quente é um dispositivo constituído por um corpo cerâmico, com duas finas agulhas na ponta, entre as agulhas fica o elemento sensor, um fino fio aquecido (cerca de 5µm de diâmetro e 1,2mm de comprimento) geralmente feito de tungstênio, que é exposto ao escoamento do fluido. A resistência do fio aquecido sofrerá uma variação proporcional à velocidade do escoamento, então um circuito eletrônico conectado ao dispositivo interpreta esta informação, dando o valor da vazão ao usuário.
Tipos de Anemômetros
Entre os anemômetros de fio quente, temos dois tipos que se destacam por serem mais utilizados. O primeiro tipo é o citado anteriormente, chamado de anemômetro de corrente constante, onde a temperatura e a resistência do sensor se alteram de acordo com a vazão. O outro tipo é chamado de anemômetro de temperatura constante, onde a corrente no elemento sensor varia, mantendo a temperatura e a resistência constante. Nestes tipos o circuito eletrônico é montado de modo a perceber estas variações de corrente proporcionais à vazão.
A disposição e quantidade de fios sensores também podem variar de acordo com aplicação do anemômetro.
Vantagens e Desvantagens
A