Anem Metro De Fio Quente
QUENTE A CORRENTE CONSTANTE.
Bruno R. Da Silveira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Av. Osvaldo Aranha, 103 - CEP: 90035-190 - Porto Alegre - RS - Brasil
Bruno_rs_666@hotmail.com
Resumo. Este relatório apresenta a simulação teórica da implementação de um parque industrial em uma determinada região. Esse empreendimento prevê o estudo dos ventos e a produção de um mapa eólico detalhado. Isto se faz necessário para o conhecimento prévio do escoamento dos poluentes atmosféricos gerados pelas indústrias a serem instaladas.
Os estudos e os instrumentos utilizados nele serão detalhadamente discutidos a seguir.
planejamento ambiental para os arredores da localidade. 2
METODOLOGIA
Para a medição de velocidades do escoamento atmosférico foi utilizado um anemômetro de fio quente.
Palavras-chave: Mapeamento eólico,
Anemômetro de fio quente.
1
INTRODUÇÃO
A produção de um mapa eólico exige um grande conhecimento das velocidades do escoamento em diversas situações. A partir de um modelo reduzido e de um equipamento adequado podemos prever o comportamento dos gases presentes em determinada região.
Utilizando um Anemômetro de fio quente construímos um perfil de velocidades em três dimensões em cada ponto de interesse. Os dados gerados pelo equipamento foram devidamente adequados e calibrados para oferecer as informações que se almeja saber.
Com os resultados obtidos, poderemos viabilizar ou não um projeto de implantação de indústrias na área de interesse. Alem de propor melhorias na realização do empreendimento visando um melhor
Esta foto mostra os três fios do aparelho
(um para cada componente: x,y e z). Cada fio tem uma temperatura constante antes de ser imerso no fluido em movimento. Essa temperatura muda com o contato com o ar, como os fios são resistivos e as suas resistências variam com a temperatura o equipamento gera um sinal convertido em diferença de potencial ao passa pelo circuito.
2.1