Biblia A Mensagem
Lançamento: Semeadores da Palavra
Reorganização: Escriba Digital
Gênesis
O CÉU E A TERRA
1:
1-2
3-5
6-8
9-10
11-13
14-15
16-19
20-23
24-25
26-28
Em primeiro lugar, Deus criou o céu e a terra — tudo que se vê e tudo que não se vê. A terra era como uma massa sem forma, um vazio sem fim, uma escuridão quase palpável.
O Espirito de Deus pairava sobre o abismo das águas.
Deus disse: “Luz!”. E a luz apareceu. Deus viu que a luz era boa e separou a luz da escuridão. E chamou à luz dia; e, à escuridão, chamou noite. Foi-se a tarde, foi-se a manhã — Primeiro dia.
Deus disse: “Firmamento! Haja separação entre as águas, no meio das águas!” Deus fez o firmamento. Separou as águas que estavam abaixo do firmamento das que estavam acima dele. E assim se fez. E deu ao firmamento o nome céu; Foi-se a tarde, foi-se a manhã — Segundo dia.
Deus disse: “Separem-se! Águas debaixo do céu, juntem-se num só lugar! Apareça o continente!” E assim se fez. E ao continente Deus chamou “terra”. E chamou “oceano” às águas que haviam se juntado. Deus viu que tudo aquilo era bom.
Deus disse: “Terra, cubra-se de vegetação! Produza todo tipo de planta com semente,
Todo tipo de árvore frutífera”. E assim se fez. A terra produziu plantas que continham semente, de todo tipo, E árvores frutíferas de todas as variedades. Deus viu que tudo aquilo era bom. Foi-se a tarde, foi-se a manhã — Terceiro dia.
E Deus disse: “Astros! Apareçam! Brilhem no firmamento do céu! Separem o dia da noite.
Distingam as estações, os dias e os anos; Astros no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim se fez.
Deus fez dois grandes astros: o maior para tomar conta do dia, E o menor para tomar conta da noite; e fez as estrelas. Deus as distribuiu pelo firmamento celeste para iluminar a terra, Para reger o dia e a noite e para separar a luz da escuridão. — Deus viu que tudo aquilo era bom. Foi-se a tarde, foi-se a manhã — Quarto dia.
Deus disse: “Oceano, encha-se de peixes e de toda