A bíblia
INTRODUÇÃO
O termo Bíblia vem do Grego e significa livros. A Bíblia divide-se em duas partes: O Antigo e o Novo Testamento, sendo o Antigo Testamento, composto por 39 livros e o Novo Testamento composto por 27 livros, somando ao todo 66 livros em toda Bíblia.
Os livros se dividem em capítulos e versículos o Antigo Testamento tem 929 capítulos e o Novo Testamento tem 260 capítulos totalizando 1.189 capítulos em toda Bíblia e mais de 31.100 versículos de acordo com a versão utilizada.
O Antigo testamento apresenta como Deus no princípio criou os céus e a terra, o homem; como o pecado entrou no mundo, a preparação de um povo escolhido para se fonte da revelação divina e através do qual o Salvador viria ao mundo, e os planos e preparativos de Deus para a salvação do homem através do Messias.
O Novo Testamento registra a vida e a obra de Cristo em favor do homem, o nascimento e desenvolvimento da igreja, como também as doutrinas a serem seguidas pela mesma.
RAZÃO DE SER DA BÍBLIA
A Bíblia existe porque Deus existe, ela só existe porque há um Deus que a inspirou e orientou aos homens que a escreveram sendo Ele mesmo o verdadeiro autor da obra.
A Bíblia existe porque havia e há uma necessidade de Deus se revelar ao homem, então através dela Deus se revela aos homens de todas as gerações. O homem tem o conhecimento de Deus através das obras da natureza ( Sl.19.1; Rm1.20 ) e do que Deus gravou em sua alma ( Sl. 42.1,2; Rm. 2.15).
Os homens não poderiam saber do Deus verdadeiro se não fosse a revelação direta de Deus que é a Bíblia, a revelação indireta através da natureza e da consciência humana não bastava, por isso Deus inspirou homens para escreverem a Bíblia Sagrada.
O QUE A BÍBLIA É
A Bíblia é a palavra de Deus. Tudo que há na Bíblia desde o livro de Gênesis a Apocalipse é a palavra de Deus. Tudo foi inspirado por Deus. Para isso Deus usou cerca de 40 homens de épocas diversas, diferentes condições sócias, culturais e econômicas.
O