Bibliologia
Essa missão civilizadora é o efeito direto da mensagem central da Bíblia - (JESUS). talvez pareça surpreendente que alguem fale numa mensagem central expressa numa coleção de escritos que reflete a história da civilização do Oriente próximo de um periodo de alguns milênios. No entanto existe realmente uma mensagem central, e é a percepção disso que tem levado os crentes a tratarem da Bíblia como um só livro, e não apenas como uma coleção de livros - o que também se vê no fato que o termo grego plural bíblia (livro) se transformou no termo latim singular bíblia (o livro).
A mensagem central da Bíblia é a história da salvação, e através das páginas de ambos os testamentos há uma tríplice linha de desdobramento histórico, a saber:
1. O portador da salvação
2.O caminho da salvação
3.Os herdeiros da salvalçao
Poderiamos parafrasear isso em termos da idéia do pacto dizendo que a mensagem central da Bíblia é o pacto de Deus com os homens e que as linhas de desdobramento são o Mediador do pacto, é JESUS CRISTO, o FILHO DE DEUS. O caminho da salvação, a base do pacto, é a graça de Deus que desperta em Seu povo uma resposta que se caracteriza pela fé e pela obediência. Os herdeiros da salvação, o povo compactuado, são o Israel de Deus, isto é , a Igreja de Deus.
A continuidade do povo do pacto desde o AT até o NT, é obscurecida para o leitor da Bíblia portuguesa comum porque "igreja" é uma palavra exclusiva do NT, e ele naturalmente pensa na mesma como algo iniciado no período do NT. O leitor da Bíblia em grego, entretanto, não era confrontado por um vocábulo