projeto
O psicrômetro tem a finalidade de medir a umidade relativa do ar. Para a sua construção, dois termômetros são fixados em uma base de madeira: um com o bulbo descoberto e outro com o bulbo coberto por uma bolsa de tecido (gaze) umedecida, como mostra a figura ao abaixo.
A temperatura do segundo termômetro é, pelo arranjo, inferior à do primeiro, porque a água evaporada da gaze resfria o bulbo. Quanto menor a umidade do ar, tanto maior é o resfriamento da gaze. A partir da diferença de leitura entre os dois termômetros e com a ajuda de uma tabela, podemos encontrar o valor da umidade relativa do ar. A tabela está disponível em: http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-calculo-ponto-de-orvalho-catalogo-portugues-br.pdf
->Anemômetro:
Este equipamento mede a velocidade do vento. O anemômetro consiste em um rotor composto por um sistema de hélices acoplado ao eixo de um gerador elétrico. A rotação das hélices, na presença do escoamento de fluidos como o ar, produz variação no fluxo magnético no interior do gerador elétrico, onde uma tensão será induzida na bobina em seu interior. A tensão elétrica induzida pode ser usada para determinar a velocidade do vento que escoa através da hélice.
Para a construção de um anemômetro, as calotas são fixadas nas extremidades dos palitos para churrasco, como mostra a figura abaixo.
Faça duas peças destas e monte uma perpendicular a outra, fixando o conjunto na rolha, como mostra a figura a seguir. Este será o rotor do anemômetro. Por meio de um terceiro palito, fixe o rotor espetando verticalmente na rolha central. Prenda todo o conjunto no eixo do gerador DC, como mostra a figura abaixo. Conecte os fios da saída do gerador à entrada do voltímetro.
A calibração do anemômetro pode ser feita em um veículo em movimento. Assim, pode-se construir uma curva de calibração da tensão medida no voltímetro em função da velocidade indicada no velocímetro do veículo.
•Anemoscópio (catavento)
Este