Galvanômetro
TRABALHO DE APS 2° SEMESTRE
SENSORES DE VELOCIDADE, CONSTRUÇÃO
DE UM ANEMÔMETRO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 (1.1) UNIDADES DE VELOCIDADE 2 (2.0) ANEMÔMETRO 2 (2.1) TERMOS IMPORTANTES 3 (2.2) PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 3 (2.3) CLASSIFICAÇÃO DOS ANEMÔMETROS 4 (3.0) TIPOS DE ANEMÔMETROS 4 (3.1) TIPO CANECO OU COPO 4 (3.2) ANEMOMETROS TIPO HÉLICE 5 (3.3) ANEMÔMETRO TIPO SÔNICO 5 (3.4) ANEMÔMETRO TIPO FIO QUENTE 6 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo de tempo. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões [L][T]-1, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1).
A expressão da velocidade instantânea é dada a seguir,
Onde v é a velocidade instantânea, ds/dt é a derivada do espaço em relação ao tempo.
Um anemômetro consiste num instrumento para medir a velocidade de fluidos em movimento. Geralmente possui uma pá, hélice ou ainda aerofólios para indicar a direção do escoamento do fluido. Os seus movimentos são transmitidos por meios mecânicos ou elétricos a mostradores ou a registradores, que indicam velocidade do fluido.
O teorema de Bernoulli foi estabelecido pelo próprio em 1738 e relaciona as energias potenciais e cinéticas de um fluido ideal, ou seja, sem viscosidade e incompressível. Através desse teorema pode-se concluir que para um fluido perfeito, toda forma de energia pode ser transformada em outra, permanecendo constante sua somatória ao longo de uma linha de corrente. Assim sua equação representativa é:
P1 + ½ ρ . V21 + ρ . g . h1 = P2 + ½ ρ . V22 + ρg . h2 = cte
O Número de Mach (M) é uma medida de velocidade relativa que se define como o cociente entre a velocidade dum objeto e a velocidade do som no meio em que se move o dito objeto. É um